segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Hércules Florence

Carolina Perez  nº11


Hercules Florence                                                                                            
   Naturalista e desenhista brasileiro de origem francesa, nasceu no ano 1804 em Nice (França) e faleceu no dia 7/3/1879 em Campinas. Pioneiro da fotografia no Brasil, é considerado um de seus inventores. Filho de um cirurgião do Exército real francês, Antoine Hércules Romuald Florence herdou de seu pai o gosto pelo desenho.
   Seu interesse pelo mar e pela geografia foi estimulado pela leitura de Robinson Crusoé. Aos 16 anos, viajou para Antuérpia, na Bélgica, para trabalhar. Não conseguindo o cargo pretendido voltou a pé para sua casa. Dois anos depois, com 18 anos, se alistou como marinheiro.
   Em 1824, com 20 anos, foi para o Rio de Janeiro, onde se empregou como caixeiro em uma loja de roupas e, mais tarde, numa tipografia e livraria.
   Em 1825, um ano depois, por meio de um anúncio, que o naturalista russo Georg Heinrich Von Langsdorf estava à procura de um desenhista para uma expedição que faria pelo interior do Brasil. Então se integrou à expedição e atravessou São Paulo, Mato Grosso e Grão Pára em 4 anos, e retornou ao Rio de Janeiro em março de 1829, com 25 anos.
   Em seguida foi para Itu, no interior de São Paulo, e depois para a Vila de São Carlos (atual Campinas). Lá iniciou sua pesquisas e descobertas. Estudou os sons dos animais e uma nova forma de impressão.
   Sem conhecer o trabalho do francês Nicéphore Niépce - responsável pela fixação da primeira fotografia em 1826 -, Florence imprimiu imagens pela ação da luz em 1832, com base no princípio de negativo/positivo, que permite a reprodução das chapas. O mesmo processo seria desenvolvido pelo inglês William Talbot em 1839.

Imagem tirada por Hércules Florence

http://www.algosobre.com.br/biografias/hercules-florence.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário