terça-feira, 1 de março de 2011

LOUIS JACQUES MANDÉ DAGUERRE por Marina n23

     
    Louis Jacques Mandé Daguerre nasceu no dia 18 de novembro de 1787 em Cormeilles-en-Parisi, Val-d'Oise, França. (Faleceu em 10 de julho de 1851 em Bry-sur-Marbe, França).
Talentoso pintor de paisagens e desenhista de cenários para peças de teatro, Daguerre iniciou seus experimentos com a fotografia a partir de “Diorama”, elogiado espetáculo de 1822 que mesclava vistas panorâmicas e efeitos de luzes.
    
     
  Começou a pesquisar, para a melhorara da fotografia.Ele usava instrumentos como a “câmera escura”, para obter quadros diferentes, inovadores. Mais tarde, fez uma descoberta importante por acidente, tendo sido o primeiro a conseguir uma imagem fixa pela ação direta da luz.



       Em1839,conseguiu inventar um aparelho capaz de fixar imagens permanentes em uma chapa metálica, em um tempo menor de exposição que o de Niépce, que ele denominou de daguerreótipo. O processo consistia em colocar uma chapa de cobre, revestida de prata e sensibilizada com vapores de iodo, numa caixa hermeticamente fechada, a câmara escura, onde era exposta à luz durante cerca de vinte minutos. A seguir a chapa era revelada, no escuro, com vapor de mercúrio, fixando-a com hipossulfito de sódio, obtinha-se uma imagem fotográfica permanente.


      Isso melhorou, incontavelmente o mundo da fotografia porém...Havia um problema com os primeiros daguerreótipos, pois produziam imagens invertidas de acordo com a tonalidade e o tom.. Louis muito inteligente, usou brometo de prata como acelerador para que as chapas se tornassem mais sensiveis, e que corrigicem a posição da imagem.

CURIOSIDADES:
     Uma curiosidade é  que ele não foi apenas um fotógrafo, ele foi um físico, pintor, cenógrafo e inventor francês. Ele também foi o primeiro a tirar uma fotografia com pessoas.

BIBLIOGRAFIA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário